Ministério da Educação Brasil - Governo eletrônico
UFF Proac

IdUFF

1 - O que é?

O idUFF é o sistema de identificação única da Universidade Federal Fluminense que visa centralizar os dados das pessoas que tem e tiveram qualquer relação com a universidade.

Em termos práticos, o idUFF é um sistema que permite a entrada dos usuários em vários sistemas, com o mesmo login/senha, o que evita o desconforto de ter que memorizar inúmeras senhas diferentes.

Novo usuário? Veja aqui como e onde adquirir o seu id.

Para criar seu id, se você for aluno, vá em http://id.uff.br e entre em "Ative ou recupere sua conta aqui". Para funcionários, ainda está restrito a alguns setores.

2 - Quais as vantagens?

A principal vantagem de usar o idUFF é que o usuário poderá entrar em vários sistemas com o mesmo login e senha, além disso, os dados cadastrais poderão ser atualizados online, sem a necessidade de se deslocar a um setor da universidade.

Outra vantagem do idUFF diz respeito ao desenvolvimento de novos sistemas, onde não será mais necessário criar áreas de autenticação e gestão de usuários, pois o idUFF já fornece esta funcionalidade.

3 - Quais os sistemas que estão utilizando o idUFF?

Nesta nova versão do idUFF, além do sistema de declarações, será possível fazer a inscrição em disciplinas online. Em breve, serão disponibilizados outros serviços no idUFF.

4 - O que eu posso alterar no meu cadastro pessoal?

Alguns dados podem ser atualizados pelo próprio usuário, são eles:

* Dados de contato (Endereço, telefones, e-mail etc)
* Dados gerais (Escolaridade, sexo, estado civil, cor, tipo sanguíneo, fator RH)

5 - Nunca acessei o idUFF / Não tenho idUFF. Como devo proceder?

Para os alunos que nunca acessaram o IdUFF a sua conta precisa ser ativada. Para ativação da conta o sistema conta com uma função que realiza 8 perguntas aleatórias, com base nos dados cadastrais contidos na base institucional, além de confirmação por e‐mail e verificação de segurança contra automatização desse processo.

Atenção: O CPF deve ser cadastrado no sistema e para isso basta comparecer à coordenação do seu curso ou ao DAE portando o documento.

"